PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Avogadro
Lavoisier
Linus Pauling
Marie Curie
Mendeleiev
Rutherford

 

Amedeo Avogadro

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, conde de Quaregna e Cerreto (Turim, 9 de Agosto de 1776 — Turim, 9 de Julho de 1856), advogado e físico italiano, foi um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas.

Seu pai, Conde Filippo Avogadro, foi um célebre advogado, sendo eleito presidente do senado de Piemonte em 1779. Foi para a escola de Turim, seguir carreira de advogado eclesiástico. Formando-se em bacharel em 1792, com 16 anos. 4 anos depois defendeu seu doutorado. Mesmo tendo uma carreira de sucesso na advocacia (fora secretário da prefeitura de Eridano) Avogadro se interessava pelas Ciências Naturais. Ainda como secretário da cidade de Eridano, Avogadro começou a estudar Ciências por conta própria: Física e Química. Em 1809 passou a lecionar física no Realle Collegio de Varcelli. Em 1820 ingressa na Universidade de Turim como responsável pela cadeira de física. Trabalhou por 30 anos lá, período em que boa parte de sua obra foi publicada.

Elaborou a Hipótese de Avogadro, que dizia:

"Volumes iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de moléculas"

Morreu em Turim em 9 de julho de 1856.

 

constante de Avogadro

A constante de Avogadro[1], ou antigamente conhecida como número de Avogadro (em homenagem a Amedeo Avogadro), é uma constante física fundamental que representa um mol de entidades elementares (entidades elementares significando átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas, ou grupos específicos de tais partículas).

Formalmente, a constante de Avogadro é definida como o número de átomos de carbono-12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, o que é aproximadamente igual a 6,02 × 1023. Historicamente, o carbono-12 foi escolhido como substância de referência porque sua massa atômica podia ser medida de maneira bastante precisa.

Conhecendo-se a constante de Avogadro e a massa atômica de um elemento, é possível calcular a massa em gramas de um único átomo.

O valor da constante

A constante de Avogadro é reavaliada à medida que novos métodos, mais precisos e exatos, são desenvolvidos. Atualmente, a CODATA (CODATA, 2007)[2] recomenda o valor para a constante de Avogadro como sendo:

N_a = 6,022 \quad 141 \quad 79(30) \times 10^{23} \quad mol^{-1} (notação concisa)
ou
N_a = (6,022 \quad 141 \quad 79 \pm 0,000 \quad 000 \quad 30) \quad \times 10^{23} \quad mol^{-1}

Este é o melhor valor estimado para esta constante, conhecido também como valor verdadeiro convencional (de uma grandeza)[3] .

Exemplo de cálculo de massa

Vamos calcular, por exemplo, quanto "pesa" um átomo de alumínio em gramas. Consideraremos que o número de Avogadro é Na = 6 × 1023.

bulletPrimeiro temos que descobrir a massa molar do átomo de alumínio, que é numericamente igual à massa atômica do alumínio (27 u). Ou seja, M_{Al} = 27 \,\mbox{g/mol}.
bulletSabendo isso, temos que 27 g de alumínio (Al) correspondem a 1 mol de átomos ou 6 × 1023 átomos. Resta descobrir a massa m que corresponde a 1 átomo de alumínio .
bulletTendo isso em vista, concluímos, fazendo uma proporção simples, que m = \frac{27 \,\mbox{g}}{6\cdot 10^{23}} ou m = 4{,}5 \cdot 10^{-23} \,\mbox{g}. Esse resultado é a massa do átomo de alumínio em gramas.

Referências

  1. IUPAC Compendium of Chemical Terminology, Electronic version, Definição de Constante de Avogadro. Disponível em: <http://goldbook.iupac.org/A00543.html>. Acesso em: 03 jul. 2007.
  2. NIST. Avogadro constant. Disponível em: <http://physics.nist.gov/cgi-bin/cuu/Value?na|search_for=Avogadro+constant>. Acesso em: 23 jun 2008.
  3. INMETRO. Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/vim.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2007.

 

Home | Avogadro | Lavoisier | Linus Pauling | Marie Curie | Mendeleiev | Rutherford

Este site foi atualizado em 04/02/11