PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Isomeria Plana
Isomeria Espacial

 

ISOMERIA PLANA

É o caso de isomeria em que os isômeros podem ser diferenciados pelas suas fórmulas estruturais planas.

Existem cinco casos de isomeria plana: isomeria de função, isomeria de cadeia ou núcleo, isomeria de posição, isomeria de compensação ou metameria e isomeria dinâmica ou tautomeria.

 

Isomeria de Função ou Isomeria Funcional

São compostos que apresentam a mesma fórmula molecular e diferentes fórmulas estruturais e pertencem a funções diferentes.

Exemplos

 

Isomeria de Cadeia

São compostos de mesma fórmula molecular e fórmulas estruturais diferentes que pertencem à mesma função, porém diferem entre si pelo tipo de cadeia carbônica.

Exemplos

    

    

     

 

Isomeria de Posição

É o caso de isomeria plana em que os isômeros são da mesma função química, apresentam o mesmo tipo de cadeia, porém diferem na posição de um grupo funcional, radical ou uma insaturação.

Exemplo 1 Diferem pela posição de radical

      

Exemplo 2 Diferem pela posição do grupo funcional.

  

Exemplo 3 Diferem pela posição de insaturação.

  

 

Isomeria de Compensação ou Metameria

É o caso de isomeria plana em que os isômeros são da mesma função química, apresentam cadeias heterogêneas e diferem entre si pela posição do heteroátomo na cadeia.

Exemplo

   

  

 

Tautomeria ou Isomeria Dinâmica

É um caso particular de isomeria funcional em que dois ou mais isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico em solução, transformando-se um no outro, pela mudança de posição de H na molécula.

A tautomeria também pode ser denominada ceto-enólica ou aldo-enólica, pois ocorre principalmente entre cetonas e enóis ou aldeídos e enóis.

Enol é todo composto que apresenta hidroxila (– OH) em carbono de dupla ligação.

Exemplo

 

Resumindo temos...

 

 

Home | Isomeria Plana | Isomeria Espacial

Este site foi atualizado em 12/07/10