PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Aspectos Históricos
Curiosidades
Aspectos Microscópicos
Bibliografia

 

A Química na cozinha

apresenta: o sal

Curiosidades

Planeta Sal

Um planalto enorme, do tamanho da Jamaica, tem o chão duro, escorregadio e branco. Se você se deparar com um cenário desses, provavelmente estará em Uyuni, nos Andes bolivianos, um antigo lago de água salgada que secou.

Figura 19 – Imagem do deserto de sal em Uyuni, nos Andes bolivianos

Uyuni, o maior lago salgado do mundo, tem 10.600 quilômetros quadrados, uma área do tamanho da Jamaica ou metade do Estado de Sergipe. Há 15.000 anos Uyuni era diferente. O lago tinha água doce e era cercado por vulcões ativos. Foram eles que salgaram a área.

As erupções despejaram na terra toneladas de lava enriquecida com sais minerais, que foram arrastados pelas chuvas e rios para o lago. Com o tempo, o clima seco evaporou tudo por ali e transformou Uyuni no que os geólogos chamam de salar ­ uma placa salgada de mais de 200 metros de espessura.

Com isso, Uyuni acumulou 64 bilhões de toneladas de cloreto de sódio, mais 150 milhões de toneladas de cloreto de potássio e outras 100 milhões de cloreto de magnésio.

 

Mais do que um filtro

Figura 20 – Nossos rins

A relação entre o funcionamento dos rins e a pressão sangüínea é intrínseca, como citamos anteriormente. A influência do sal na pressão arterial está relacionada a uma propriedade dessa substância: precisa estar dissolvida em água para agir. Ou seja, quanto mais sal a pessoa ingerir, mais líquidos precisa para dissolvê-lo, sobrecarregando o sistema circulatório.

Com um consumo excessivo de sal ocorrendo todos os dias, a tendência seria a pessoa inchar indefinidamente. Mas o organismo possui um mecanismo para eliminar o excesso de sal e, junto dele, o excesso de água. O órgão envolvido nesse processo são os rins. O equilíbrio se desfaz, porém, para os que têm problemas renais. Desta forma, o órgão fica sobrecarregado, a pessoa acumula mais líquidos e pode desenvolver fibrose renal e chegar à falência do órgão.

 

Para saber mais

 Salt Institute, FAQs on salt & the salt industry, and the history & current uses of salt

http://www.saltinstitute.org

 Blood Pressure Illustration http://www.takethepressureoff.com/info/about/highbp/bp_illustration.jsp?checked=y

 LOLIO, Cecília Amaro de. The epidemiology of arterial hypertension. Rev. Saúde Pública, vol. 24, nº 5, p. 425-432. ISSN 0034-8910, 1990.

Disponível on-line em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v24n5/12.pdf

 Centre de Calcul recherche et Réseau Jussieu - Microscopie électronique à balayage - Cristaux de NaCl. http://www.ccr.jussieu.fr/lple/Galerie.html

 

 

 

Home | Aspectos Históricos | Curiosidades | Aspectos Microscópicos | Bibliografia

Este site foi atualizado em 15/01/11