PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Sobre Mim
O que é Química?
Teoria em Química
Resumos de Química
Exercícios de Química
Experimentos de Química
Saiba Mais
Atualidades
Charges de Química
Downloads
Sites Favoritos
Sucesso no Vestibular
Vida Saudável
Simulação
Vídeos Interessantes
Fortaleça sua Fé
Comentários

 

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA!

Nesta seção disponibilizo exercícios em pdf para download em três setores:

bullet

Alfa (Química: Geral 1 e Físico-Química 1);

bullet

Gama (Química: Geral 2 e Físico-Química 2);

bullet

Ômega (Química: Geral 3 e Orgânica).

Cada setor conta com sete cadernos, sendo que desta forma toda matéria de Química para o ensino Médio é contemplada.

Se surgir alguma inconsistência no gabarito dos exercícios mande sua observação para o Professor Paulo Cesar: pclazevedo@uol.com.br

Calendário sugerido para utilização deste material:

Caderno 1 - Março

Caderno 2 - Abril

Caderno 3 - Maio

Caderno 4 - Junho

Julho - férias

Caderno 5 - Agosto

Caderno 6 - Setembro

Caderno 7 - Outubro

Novembro - Revisão e provas dos vestibulares.

 

Para resolver os exercícios, siga as seguintes etapas:

a) leia o enunciado, com atenção, até entendê-lo perfeitamente (se necessário, desenhe, use esquemas para ajudá-lo na compreensão);
b) encontre a ligação entre o que é dado e o que se pede;
c) planeje a solução dos problemas através de esquemas, perguntas, fórmulas, etc.;
d) efetue os cálculos com a máxima atenção;
e) verifique o resultado, procurando interpretá-lo;
f) recomece com calma, se não chegou ao resultado esperado e não se dê por vencido até encontrar a resposta certa;
g) busque diferentes caminhos para a solução dos problemas;
h) faça o maior número possível de exercícios, consultando outros autores;
i) se surgirem dúvidas, anote-as e procure a solução nos livros ou com o professor;

 

E mais......

• habitue-se a fazer dois tipos de revisão: a imediata, que é aquela que você deve fazer logo após as explicações do professor e a global, que é aquela que serve como preparação às avaliações parciais e bimestrais;
• sempre que necessário, consulte outras fontes de informações além de seu livro texto, como dicionários, enciclopédias, jornais, livros didáticos e paradidáticos, revistas científicas (Ciência Hoje, Superinteressante, Divirta-se com a Química, Química Nova na Escola), internet (Portal de Estudos em Química) etc.;
• se depois de percorrer a seqüência deste roteiro, ainda persistir alguma dúvida, volte ao professor, lembrando-se de que você é a figura principal do processo de aprendizagem e de que o professor, é o seu ponto de apoio e o seu orientador.
 

Dicas Como Estudar Química

01 – Procure não estudar vários assuntos de uma só vez: isso é extremamente prejudicial, atuando negativamente na sua linha de raciocínio.

02 – Escolha um local adequado para seus estudos. Quer em casa ou no seu ambiente preferido, esse local deve ser bem iluminado e isento de ruídos que possam atrapalhar a sua aprendizagem.

03 – Não estude por horas a fio. Procure reservar três a quatro horas diárias (média recomendada) às suas atividades estudantis.

04 – Faça com que seus estudos tornem-se um hábito e uma obrigação diária. Não deixe que nada interfira nesse hábito salutar e necessário a você que almeja concluir seus estudos com brilhantismo.

05 – Não seja apressado nos estudos. Cada assunto não deve ser apenas lido. Ele precisa ser entendido e assimilado. Assim, cada assunto apresentado deve ser primeiramente lido na sua íntegra. Após isso, releia-o enfocando os pontos principais; destaque-os fazendo anotações numa folha em separado. Essa tese de estudo é recomendável, pois fará com que você memorize e aprenda com mais facilidade. Lembre: Aula dada aula estudada!

06 – Mantenha seus materiais de estudo (apostilas, anotações, resumos, livros, etc) bem ordenados, de forma que qualquer consulta possa ser feita com rapidez.

07 – Nunca estude naqueles momentos em que suas condições orgânicas forem desfavoráveis. Sono e cansaço, por exemplo, são fatores que contribuem para que o rendimento escolar seja negativo. Opte pelos períodos em que você, organicamente esteja idealmente predisposto aos estudos.

08 – Ao estudar química não esmoreça e estude com muito afinco. Lembre-se que sua aprendizagem depende única e exclusivamente de você de sua boa vontade e perseverança.

09 – Não guarde dúvidas. Sempre há alguém a consultar.

10 – Não falte as aulas por qualquer motivo. Tudo atrasa com uma falta, principalmente seu rendimento.

11 – Caso tenha muitas dificuldades para resolver novos exercícios de química, refaça os exercícios feitos pelo professor, quantas vezes achar necessário.

12 – Não perca o olhar de criança que existe em você. Questione o mundo que o cerca. Faça perguntas infantis, tais como: Por que o céu é azul, por que o mar é salgado, por que o navio não enferruja, e claro, pesquise a resposta.

Home | Sobre Mim | O que é Química? | Teoria em Química | Resumos de Química | Exercícios de Química | Experimentos de Química | Saiba Mais | Atualidades | Charges de Química | Downloads | Sites Favoritos | Sucesso no Vestibular | Vida Saudável | Simulação | Vídeos Interessantes | Fortaleça sua Fé | Comentários

Este site foi atualizado em 24/01/14