PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Bico de Bunsen
Teor de Álcool na Gasolina
Segurança no Laboratório
Potenciais Redox
Eletrólise
Equação de Arrhenius
Propriedades Coligativas
Titulação do Amoníaco
Reações Químicas
Titulação do vinagre
Preparo de NaOH
Cinética Química
Reatividade de Metais
Lei de Graham
Equipamentos de Laboratório
Relatório

 

LEI DE GRAHAM DE DIFUSÃO E EFUSÃO, ESTIMATIVA DA DENSIDADE DO DIÓXIDO DE CARBONO (CO2)

horizontal rule

    INTRODUÇÃO

LEI DE GRAHAN     

      DIFUSÃO:

    É o processo pela qual as moléculas gasosas movem-se através das paredes porosas ou em um outro meio. A velocidade de difusão é proporcional à velocidade molecular média. Graham encontrou que a velocidade de difusão de um gás através de um outro é inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade do gás.

                     (1)

    Para gases A e B temos que:

                   (Lei da difusão de gases)            (2)

    Para uma dada temperatura e pressão:

                      (3)

 

    Substituindo (3) em (2)

       

 

    EFUSÃO

    É a passagem de um gás através de uma abertura de um orifício. A velocidade de efusão de uma gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade ou de sua massa molar.

       

 

    A velocidade de efusão é inversamente proporcional ao tempo que uma dada quantidade de gás requer para escapar.

       

 

    Para gases A e B temos que:

       

 

A simples expressão acima explica porque plantas de separação de isótopo usada para enriquecer uranio para reator nuclear são tão grandes. Geração de energia nuclear depende da habilidade de separar urânio-235 a partir do urânio 238, mais abundante. Um processo usa uma série de reações para converter o urânio em um sólido volátil, hexafluoreto de urânio. O vapor de UF6 experimenta então a efusão através de uma série de
barreiras porosas. As moléculas de UF6 contendo urânio-235, que é mais leve que aquelas contendo urânio-238, experimentam a efusão mais rapidamente podendo assim ser separado do resto. Entretanto, a razão entre o tempo que a mesma quantidade de 235UF6 e 238UF6 requerido para efusão é somente 1,004, assim uma separação muito pequena ocorre. Para melhorar a separação, o vapor é passado através de vários estágios de efusão, conseqüentemente, a planta deve ser muito grande. A planta original de Oak Ridge, Tennessee, usa 4000 estágios e cobre uma área de 43 acres. Você pode ver porque tais plantas, vitais para defesa nuclear e geração de energia nuclear, são difíceis de  se esconder das forças estrangeiras que querem monitorar capacidade nuclear alheios.

   

    MATERIAL UTILIZADO
 

-    Papel de pesagem.
-    Provetas de 50 e 250 mL.
-    Erlenmeyer de 125 mL.
-    Carbonato de Sódio NaCO3.
-    HCl 1 mol/L.
-    Becker de 250 mL.
-    Conexão.
-    Tubo de ensaio.
-    Bico de Bünsen.
 

    PROCEDIMENTO

 

1 -    Preparar um tubo de vidro de  de 70 cm de comprimento por 8 mm de diâmetro colocando-o num suporte contendo medidas;

2 -    Preparar duas porções de algodão que caibam dentro do tubo e duas tampas com tamanho adequado para fechar as extremidades do tubo;

3 -    Identificar  ou marcar as extremidades (amônia e HCl) com uma caneta para retroprojetor;

4 -    Embeber uma das porções de algodão com amônia líquida e a outra com solução de HCl, ambas de maneira que não formem poças de solução quando colocadas no interior dos tubos;

5 -    Colocar os algodões dos tubos  nas extremidades identificadas no item 3 e tampar. Acionar imediatamente o cronômetro;

6 -    Deixar os gases difundirem ao longo do tubo;

7 -    Ao observar a formação de um anel branco, marcar o tempo e o ponto que se formou;

8 -    Calcular a relação de massa molar das duas substâncias e comparar com o valor teórico. Calcular, também, a razão entre velocidades de difusão e efusão.
 

horizontal rule

    DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DO DIÓXIDO DE CARBONO
 

    PROCEDIMENTO
 

1 -    Montar o sistema de coleta de gases.  


FIGURA 1 - Sistema de Coleta de Gases.

2 -    Pesar com precisão (± 0,1mg) entre 1,0000 e 1,1000g de carbonato de sódio, anotar a massa do papel mais o carbonato e dobrar o papel de pesagem sem tocar diretamente com as mãos. Esta massa de carbonato é suficiente para colher o CO2 numa proveta de 250mL. Caso queira usar outra proveta de volume menor ou maior, testar qual massa apresentará os melhores resultados.

3 -    Medir numa proveta cerca de 30 mL de HCl 1mol/L e transferir para um erlenmeyer de 125mL.

4 -    Pesar o Erlenmeyer com HCl e anotar a massa.

5 -    Introduzir o papel com o carbonato no Erlenmeyer com HCl, tampar, imediatamente, e agitar evitanto tocar o erlenmeyer diretamente com as mãos. Anotar o volume de CO2 produzido e pesar todo conjunto após a evolução do gás. 
 

FIGURA 2 - Animação do Experimento.

6 -    Consultar os valores de pressão atmosférica e temperatura no dia e hora da experiência. Anotar os resultados. Comparar o valor da densidade do CO2 com o da literatura.

7 -    Descartar a solução final.

        QUESTÕES

1 -)   Escrever a fórmula estrutural do CO2. Esta molécula é polar?

2 -)   Escrever a fórmula estrutural do ácido carbônico.

3 -)   Escrever as equações de equilíbrio do ácido carbônico.

4 -)   Por que CO2 é liberado em meio ácido? Haveria evolução deste gás em pH 13?

5 -)   Quando é borbulhado CO2 em água pura, o que deve ocorrer?

6 -)   Calcule a densidade de CO2 pela diferença de massa.

7 -)   Como poderia utilizar os conceitos das leis de Dalton, Charles, Boyle e Clapeyron para o sistema?

8 -)   Calcule qual a massa de CO2 presente num recipiente de 250,0 mL sob uma pressão de 650 torr e temperatura de 27,5o C?  

9 -)   Uma determinada massa de gás (m), está numa temperatura (t), pressão (p1) e volume (v1). O que ocorreria com a pressão se a mesma massa (m), estivesse: i) Na mesma (t),  porém, em 2v1?, ii) Na mesma (t), porém, em 0,5v1? iii) No mesmo (v1), porém, em 2t?

10 -)   Uma amostra de água foi gaseificada com CO2 a 25oC sob uma pressão de 1,50 atm e vedada nesta pressão. Quantos ppm de CO2 existem nesta água?

 

Home | Bico de Bunsen | Teor de Álcool na Gasolina | Segurança no Laboratório | Potenciais Redox | Eletrólise | Equação de Arrhenius | Propriedades Coligativas | Titulação do Amoníaco | Reações Químicas | Titulação do vinagre | Preparo de NaOH | Cinética Química | Reatividade de Metais | Lei de Graham | Equipamentos de Laboratório | Relatório

Este site foi atualizado em 04/03/19