PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Introdução
Definição
Meia Vida
Unidades
O que existe na natureza
Efeitos
Controle
Aplicações
Glossário
Bibliografia

 

atomQUÍMICA NUCLEARatom

 

 

Unidades

Quando um material radioativo apresenta uma desintegração por segundo, dizemos que sua atividade é um Bequerel (Bq).

Uma outra unidade importante é a da energia absorvida por um organismo quando a radiação ionizante o atinge. Quando a energia de 1 Joule (J)é absorvida por um quilograma de material dizemos que a dose absorvida é 1 Gray (Gy). A energia, porém, não é suficiente para caracterizar os danos provocados pela radiação em organismos vivos. A distribuição destes danos depende da energia, da massa e da carga da radiação.

Para expressar estes danos existe uma outra unidade chamada Sievert (Sv). Por exemplo: uma dose de 1 Gy para radiação gama faz menos danos do que a mesma dose absorvida de radiação beta. Este fator que quantifica o efeito de cada tipo de radiação é chamado fator de qualidade e deve ser multiplicado pela dose absorvida (Gy) para se obter o equivalente de dose em Sv. No caso da radiação gama, X e beta, este fator é igual a 1 e no caso da radiação alfa este fator é igual a 20. Vemos assim que o equivalente de dose nos dá informação sobre o dano já levando em conta a natureza da radiação ionizante. A figura 2 mostra as diversas unidades radiológicas.

Figura 2: RELAÇÕES ENTRE AS UNIDADES RADIOLÓGICAS

[Martin & Harbison - 72]

figura2.gif



 

horizontal rule

Quadro 2 - UNIDADES RADIOLÓGICAS

As unidades radiológicas podem ser divididas em dois grupos:

GRUPO 1: Tratam da caracterização da fonte radioativa, quantificando sua taxa de radiação. Encontra-se neste grupo a unidade de:

ATIVIDADE (A) que estabelece a razão da variação do número de eventos ionizantes na unidade de tempo e que é dada em:

Curie (Ci) - unidade antiga

Bequerel (Bq) - unidade SI

Onde: 1 Ci = 3,7 x 1010 desintegrações/segundo

1 Bq = 1 desintegração/segundo

GRUPO 2: Tratam dos efeitos produzidos pela radiação (ionização e/ou dano) no meio onde ela incide. Encontram-se neste grupo as unidades de:

a) ENERGIA (eV) onde eV (elétron-volt) é a energia de radiação equivalente à adquirida por um elétron quando acelerado por uma diferença de potencial de 1 Volt.

Onde: 1 eV = 1,6 x 10-19 J (J = Joule)

b) EXPOSIÇÃO (R) que expressa a quantidade de ionização produzida no ar (CNTP) por raios X ou radiação gama e que é dada em:

Roentgen (R) ou (r)

Onde: 1 r = 1,6 x 1015 pares de íons/kg = 2,8 x 10 -4 C/kg (C = Coulomb)

c) DOSE ABSORVIDA (rad) - do inglês rad = roentgen absorded dose - que é a grandeza medida pelo quociente da energia transferida pela radiação ionizante (fótons e/ou partículas) em um elemento de volume pela matéria contida neste volume e que é dada em:

rad (rad) - unidade antiga

Gray (Gy) - unidade SI

Onde: 1 rad = 1x10-2 J/kg

1 Gy = 1 J/kg (1 Gy = 100 rad)

d) EQUIVALENTE DE DOSE (rem) - do inglês rem = roentgen equivalent man - que é a quantidade de qualquer radiação que, absorvida pelo homem, produz o mesmo efeito que a absorção de 1 r de raios X ou radiação gama e que é dada em:

rem (rem) - unidade antiga

Sievert (Sv) - unidade SI

Onde: 1 rem = 1x10-2 J/kg

1 Sv = 1 J/kg (1 Sv = 100 rem)

NOTA: (Dose em) rem = (Dose em) rad x F

Onde F é um fator de qualidade (ou eficiência biológica relativa) que depende da eficácia do tipo de radiação na produção de danos biológicos. Veja alguns exemplos:

Raios X, gama e partículas beta F = 1

Partículas alfa e neutrons F = 20

horizontal rule

Quadro 3 - CONTADOR GEIGER

O contador Geiger é um aparelho que serve para medir a radiação emitida por uma fonte radioativa, utilizando a propriedade da ionização (retirada de elétrons) que a radiação possui.

O aparelho é constituído basicamente de um tubo cilíndrico sensível à radiação, contendo um gás em seu interior, conectado a uma bateria. Quando a radiação penetra no cilindro arranca elétrons das moléculas do gás. Estes elétrons entram em movimento devido à ação de um forte campo elétrico e colidem com outras moléculas, dando origem a uma "cadeia de ionização", antes de serem atraídos para um filamento carregado positivamente disposto ao longo do cilindro. Quando eles o atingem geram um rápido pulso (variação) de tensão. Este sinal provocará o deslocamento de um ponteiro na escala do aparelho e/ou um sinal audível o que indicará a quantidade e/ou presença de radiação. A figura 3 mostra um esquema de um contador Geiger.

Figura 3: Contador Geiger Müller

figura3.gif



 

Principal Topo

 

 

 

Home | Introdução | Definição | Meia Vida | Unidades | O que existe na natureza | Efeitos | Controle | Aplicações | Glossário | Bibliografia

Este site foi atualizado em 01/02/11