Holocausto nuclear
Cogumelo atômico da explosão de uma bomba de hidrogênio
Um Holocausto nuclear refere-se a possibilidade da aniquilação quase completa da civilização humana por uma guerra nuclear.
Uma definição comum da palavra “holocausto”: “grande destruição tendo por resultado extensas vítimas mortais, especialmente pela ação do fogo.” [1] A palavra é derivada do grego “holokaustos", que significa ”queimado completamente.” Primeiramente o termo foi utilizado em 1926 por Reginald Glossop para descrever uma destruição nuclear imaginária em Moscou,[2] (embora a primeira bomba atômica tenha sido criada em 1945, o seu conceito já existia desde os anos 20) Desde os anos 70 o termo “holocausto” foi associado com a chacina em massa dos judeus pelos Nazistas (ver Holocausto) e o “holocausto” em seu sentido de destruição nuclear é sucedido quase sempre por “atômico” ou por “nuclear”. [3]
Os físicos e os autores nucleares especularam que o holocausto nuclear poderia conduzir à vida humana a extremos, especulam que devido aos pulsos eletromagnéticos da precipitação nuclear à civilização moderna perderia muita tecnologia, ou senão, que haveria extinções em massa devido ao inverno nuclear.
Holocausto nuclear na cultura popular
Durante toda a guerra fria, o holocausto nuclear era algo que muitos pessoas no mundo estavam receosos que ocorresse. O tópico tornou-se menos comum depois do colapso da União Soviética. Poucos são os exemplos reais de desastres nucleares na historia, tal como a bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki em 1945 e a falha da central energética nuclear de Chernobyl em 1986. O tema é amplamente utilizado em livros e em filmes distópicos de ficção.
Referências Bibliográficas
-
Definição de dicionário americana da herança do “holocausto”
-
Reginald Glossop, órfão do espaço (Londres: G. MacDonald, 1926) - A arma atômica do livro é plantada no escritório do ditador soviético que, com ajuda dos alemães e mercenários chineses, está preparando a aquisição maioritária da Europa ocidental.
-
Presidente Bush em agosto de 2007: De “o Irã desenvolver tecnologia nuclear poderia ameçar uma região já conhecida pela instabilidade e a violência sob a sombra de um holocausto nuclear.” http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/us_and_americas/article2343791.ece -- O título do artigo: Advertência da bomba de Bush… Irã… do “holocausto”. Desde os anos 70 aumenta o emprego do “holocausto” no sentido do assassinato em massa dos judeus veja http://www.berkeleyinternet.com/holocaust/#Post1965
Aprofundando sobre o assunto
![]() |