Ogiva nuclear
A Rússia pôs em operação os seus mais novos mísseis intercontinentais de ogivas múltiplas de última geração, da classe RS-24 "Yars", anunciou (20/07/10) o vice-ministro da Defesa Vladimir Popovkine, citado pelas agências russas. De combustível sólido e com um alcance superior a 12.000 quilômetros, o RS-24 pode portar entre seis e oito ogivas nucleares de guiamento autônomo, com 150 a 300 kilotons de potência cada uma e conta com sistemas de navegação com capacidade de burlar o escudo antimísseis americano.
Ogiva nuclear é uma forma de arma nuclear encapsulada em uma ogiva, que a torna menor e mais versátil. Determinados mísseis balísticos intercontinentais podem levar até várias ogivas nucleares de uma só vez, aumentando a área de ataque e a chance de que as ogivas passem por um possível sistema de defesa anti-míssil.
Os sistemas de armas capazes de lançar várias ogivas nucleares simultaneamente são chamados de MIRV, do inglês, Multiple Independently Targetable Reentry Vehicle. Este sistema permite lançar várias ogivas nucleares de um único míssil, aumentando as chances de que estas passem pelos sistemas de defesa do adversário e, ao mesmo tempo, aumentando a área total a ser atacada.
Minuteman III, um míssil balístico intercontinental com capacidade de lançamento de múltiplas ogivas, ou sistema MIRV.