PROFESSOR

PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA
 

DICAS PARA O SUCESSO NO VESTIBULAR: AULA ASSISTIDA É AULA ESTUDADA - MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL E O CONDICIONAMENTO FÍSICO - FIXAR O APRENDIZADO TEÓRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Home
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Aula 7

 

<volta >avança


gases.aula#3

a Atmosfera e outras Misturas Gasosas

Quase que tudo o que respiramos é o gás nitrogênio: praticamente 80% da atmosfera é feita por este gás. Felizmente, os seres vivos se adaptaram a este gás e ele é totalmente inerte e atóxico ao nosso corpo.

Sob a forma líquida, a cerca de 170 graus celsius negativo, o nitrogênio é utilizado como um criogênico. É um líquido em constante ebulição, e o gás escapa para a atmosfera. A cor branca - vista na foto ao lado - é na verdade resultante da condensação do vapor de água presente na atmosfera, devido o contato com o gás extremamente frio que sai dos recipientes.

A atmosfera é uma grande mistura gasosa. A composição desta mistura é, devido a ação do campo gravitacional terreste, anisotrópica - isto é, existem regiões com composições distintas. A baixas altitudes, na troposfera, os gases mais pesados são os mais abundantes: nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, argônio e água, entre outros. Na medida em que se aumenta a altitude, o ar - além de ficar mais rarefeito - também passa a ser formado de gases mais leves, como o oxigênio atômico, o hélio, o hidrogênio, e outros. O infográfico abaixo indica a composição média das várias regiões da atmosfera.

A composição da atmofera foi exaustivamente estudada por John Dalton, em 1800. Seus estudos, entretanto, serviram para outro propósito: Dalton compreendeu como se comportavam misturas de gases, e fez uma observação importante: "cada gás é um vácuo para o outro gás", isto é, os gases, numa mistura, se comportam independentemente, como se estivessem sozinhos naquele recipiente.

Composição do ar atmosférico seco ao nível do mar

 

Este fato ficou conhecido como a Lei de Dalton das misturas de gases. De acordo com seu postulado, a pressão total de uma mistura gasosa simplesmente é a soma das pressões parciais de cada um dos gases. Então:

p(total) = p(A) + p(B) + ... p(N)

Por exemplo: assumindo que o ar atmosférico tenha 79% de moles de nitrogênio, 20% de moles de oxigênio e 1% de moles de argônio, temos a seguinte relação em presões:

p(total) = 1,00 atm = p(N2) + p(O2) + p(Ar)

De acordo com Dalton, a pressão parcial pode ser obtida pela fração molar (X) do gás na mistura. Então,

p(N2) = X(N2).p(total) = 0,79 x 1,00 atm = 0,79 atm

Da mesma forma, encontramos que p(O2) = 0,20 atm e p(Ar) = 0,01 atm. Isto significa que a pressão exercida pelo gás oxigênio na atmosfera é de cerca de 0,2 atm.

A atmosfera contém, também, moléculas de água. Na próxima etapa iremos aprender mais sobre a pressão de vapor da água e a umidade relativa do ar. Use a barra de ferramentas no topo da página para seguir adiante.

 

 
^topo

 

 

 

 

 

Home | Aula 1 | Aula 2 | Aula 3 | Aula 4 | Aula 5 | Aula 6 | Aula 7

Este site foi atualizado em 04/03/19